Home Publicações Destaques Eleições gerais do Sintrajufe acontecem nesta quinta-feira, 17 de novembro: PARTICIPE!

O processo eleitoral do Sindicato, deflagrado em agosto último, chega a uma etapa importante nesta quinta-feira, 17 de novembro, que é quando os servidores vão às urnas para se posicionar sobre os nomes que saíram da base para preencher os cargos representativos da entidade para Diretoria Colegiada, principal órgão administrativo e responsável por encaminhar as deliberações da categoria em todas as suas instâncias; a Diretoria de Base, órgão mais próximo aos servidores em seus locais de trabalho e o Conselho Fiscal, que analisa a correspondência entre as contas da entidade e seu plano de lutas, tanto no plano mais geral quanto no específico.

As eleições são o processo previsto no Estatuto que reafirma a democracia dos trabalhadores como base do Sintrajufe: é a decisão coletiva, respeitada em todas as suas instâncias, que rege o processo. Assim, é a participação dos servidores a regra geral prevista no Estatuto em toda a sua plenitude, em que o voto dos trabalhadores é o que encaminha todo o processo - daí a necessidade de participação. Tanto é assim, o voto sendo a regra, que apenas esgotadas as possibilidades de essa regra ser contemplada em sua plenitude, que a sua exceção, também prevista no Estatuto, é acionada - ainda assim para encaminhar a execução desta norma.

Concorrem, além da chapa que se inscreveu para a Colegiada, vários nomes para Conselho Fiscal e Diretoria de Base - para esta, o processo eleitoral atual é um dos que contou com mais nomes inscritos para representar os locais de trabalho. Para conferir todos os que se apresentaram para o pleito, clique AQUI.

COMO VOTAR

As eleições ocorrem de 9h às 19h no dia 17.

Haverá seções eleitorais nos locais de trabalho em São Luís (tribunais e procuradorias) e na Sede Administrativa do Sindicato (Rua de Santaninha, Centro). Aposentados podem votar na Sede do Sintrajufe ou em seus órgãos de origem. Servidor de um órgão que estiver em trânsito em outro, também pode votar (voto em separado).

SERVIDORES NAS DEMAIS CIDADES:

Será disponibilizado link através do site do Sindicato (www.sintrajufema.org.br/eleicoes2016). Nele, os servidores votantes lotados no interior do Estado inscrevem-se tendo como usuário o número de seu CPF e, como senha, o código que será enviado via e-mail. Caso no dia da votação este código não esteja disponível, o servidor pode entrar em contato imediatamente com a Secretaria do Sintrajufe, que auxilia administrativamente a Comissão Eleitoral, que é quem decide sobre eventuais questões que se apresentem durante o processo (fone 98 3232 6023, pode ser ligação a cobrar para este tipo de situação).

PARA VOTAR PARA DIRETORIA DE BASE, os eleitores de cada órgão podem escolher, da lista que lhes estiver disponível na cédula, quantos nomes quiserem e se sentirem representados para exercer a função no Sindicato: assim, os eleitores da Justiça do Trabalho podem escolher um ou vários nomes que estiverem em sua respectiva cédula de votação para diretoria de base, o mesmo acontecendo na Justiça Eleitoral, na Federal e no MPU (cada lista de cada órgão traz a relação dos candidatos correspondentes).

PARA CONSELHO FISCAL, como este é composto por três membros, cada servidor pode votar em até três candidatos (como sempre acontece), assim sendo, todos os candidatos que se apresentaram (3) podem ser votados pelos eleitores que estão aptos a participar do processo (cujos nomes estejam nas listas, correspondentes a filiados ate há três meses antes de início do processo eleitoral).

Num momento em que a conjuntura exige que os trabalhadores estejam juntos contra as ameaças a direitos, participar do processo eleitoral, manifestando-se em relação à sucessão em sua organização, é um imperativo não apenas para fortalecer o Sindicato, o que já justificaria o processo numa hora em que o Sintrajufe e os servidores precisam estar cada vez mais afinados. Mas fortalece, também uma luta que, para além da categoria, diz respeito ao conjunto dos trabalhadores. Participe!