Home Publicações Maranhão Devolução Imposto Sindical JF

Devolução Imposto Sindical JF

Encerrou-se, no dia 30 de junho, o prazo para envio do formulário para devolução da parte do Imposto Sindical recolhido na Justiça Federal - órgão da base em que o desconto é efetuado. O prazo, como divulgado anteriormente, foi dado para que o Sindicato possa organizar a devolução aos servidores, seguindo o calendário já do conhecimento da categoria:

Após os cálculos, o Sindicato depositará o valor referente na conta de cada servidor, indicada no formulário de solicitação da devolução. Assim, esse depósito deve acontecer durante a primeira quinzena do mês de agosto, salvo algum motivo de força maior que prolongue esse prazo e que, caso ocorra, será devidamente comunicado à categoria. Como nos demais órgãos o desconto não é feito, somente os servidores de toda a Justiça Federal do Maranhão devem preencher o referido formulário.

Durante o mês de julho, são feitos os cálculos de acordo com a informação passada pelos servidores, no formulário, ao Sindicato.

A maneira hoje utilizada pelo Sindicato atende às deliberações da Assembleia Geral desde o primeiro ano em que esse dinheiro passou a ser direcionado para o Sintrajufe, 2015. O imposto é descontado na JF desde 2014, mas naquele primeiro ano não chegou às mãos do Sindicato que, para reaver parte do dinheiro para os servidores teve que abrir uma conta específica onde agora essa verba é depositada anualmente. Do que é descontado, 60% entra nessa conta (que é o que pode ser devolvido ao trabalhador). O restante é dividido entre o governo e a central que não representa os servidores, mas que garantiu na Justiça que esse desconto fosse feito – a CSPB. Tanto o Sintrajufe quanto a CSP-Conlutas, central a qual o Sindicato é filiado, são historicamente contrários a essa exploração e forma de controle dos Sindicatos pelo Estado.

Dessa forma, o Sindicato demonstra mais uma vez seu compromisso com uma bandeira histórica: a crença de que a construção desta organização e sua devida manutenção deva ser fruto não de imposição de quem quer que seja, mas da consciência de cada trabalhador, através da filiação e participação nas decisões de forma coletiva. Todos os servidores da JF, filiados ou não, puderam pedir esse reembolso. A todos, fica, como sempre - ainda mais nestes tempos de duros ataques aos direitos dos trabalhadores - o convite a fazer parte do Sindicato, filiando-se para juntos lutarmos por nossos direitos!

O filiação pode ser procedida de acordo com as informações no menu do site.

Última atualização ( Qui, 06 de Julho de 2017 21:37 )