Home Publicações Movimentos Sociais Senado debate relatório da CPI da Previdência nesta terça

Senado debate relatório da CPI da Previdência nesta terça

A Fenajufe divulgou o debate em torno do relatório da CPI da Previdência no Senado, que contesta o discurso utilizado pelo governo para destruir as aposentadorias com a contrarreforma da Previdência. A atividade acontece nesta terça-feira, 6, na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal (CDH) e deverá ter ato contrário à reforma, como previsto no calendário deliberado no final de semana em Brasília por várias entidades dos servidores públicos (veja AQUI).

A CPI DA PREVIDÊNCIA

Sob a coordenação dos senadores Paulo Paim (PT/RS) e Hélio Jose (PMDB/DF), os trabalhos tiveram duração de seis meses. Foram investigadas as contas da Previdência Social através de oitivas, análise de documentos oficiais, pesquisas e leituras de trabalhos técnicos.

Pelo relatório final, a atuação do Estado na previdência é marcada por posturas negativas, tais como a utilização dos recursos do fundo previdenciário para políticas de construção de grandes obras sem o devido retorno financeiro; uma reduzida e errática participação contributiva nos termos do pacto tripartite (trabalhadores, empresas e Estado); o acúmulo de débitos previdenciários por parte das próprias empresas públicas; a tolerância com as empresas devedoras e o descumprimento do preceito constitucional que possibilita essas empresas devedoras a terem acesso a programas governamentais de crédito, benefícios fiscais, isenções, entre outros.

PEC 287

Já na Câmara dos Deputados também na terça-feira, 6, o deputado Arthur Maia (PPS/BA) deve apresentar o novo texto da PEC 287/16 (reforma da Previdência). Maia é o relator da proposta. A informação é do ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun. Nessa data, continuam os atos nos aeroportos e haverá o Bloco de Carnaval em São Luís contrário à contrarreforma (veja também no link acima).

Com a luta contra a retirada de direitos dos trabalhadores entrando em mais um momento decisivo, a Fenajufe orienta aos sindicatos filiados que enviem representações a Brasília para intensificar a pressão sobre o parlamento. Orienta ainda a continuação dos trabalhos nas bases eleitorais dos deputados, atuando diretamente sobre prefeitos, deputados estaduais, vereadores e senadores, exigindo posição em defesa do cidadão e mostrando que o discurso do governo nada mais representa além do interesse dos setores financeiros, prontos a assaltar os trabalhadores brasileiros.

Da Fenajufe, com informações de Ricardo Vaz, do Portal Cidadania do Senado Federal

Última atualização ( Sex, 09 de Fevereiro de 2018 22:14 )